Ads 468x60px

Labels

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Entrevista MSP

Veja essa entrevista, postada no Facebook da Turma da Mônica:







Mauro Souza

37 anos – trabalha na MSP desde 1998

Como você veio parar na Mauricio de Sousa?
Eu sou de Belém do Pará e vim para São Paulo para cursar um mestrado na USP. Vim com a minha esposa, que ainda era namorada e cursava arquitetura comigo em Belém. Ela quis fazer uma visita à MSP e a acompanhei. Levei alguns desenhos e mostrei ao Mauricio. Ele gostou muito, pediu que trouxesse mais exemplares e, no final das contas, eu e minha esposa ficamos aqui. Ela continuou na área de formação, como arquiteta de espaços temáticos da Turma. Eu entrei porque, na época, o estúdio de animação estava fazendo uma série de desenhos para a Globo e não existia nada definido em relação à casa dos personagens, ambientação, o bairro do limoeiro e tudo mais. Comecei com esse projeto e, com o tempo, acabei me tornando uma espécie de designer de cenários da parte de animação. Assim que a Panini se tornou a editora das revistas, surgiu a demanda de entregar uma proposta diferente de capas dos gibis. Eu já fazia algumas ilustrações e fiz uma proposta à editora, que gostou muito do material. A partir disso, comecei a fazer todas as capas de gibi. Aos poucos, montamos um departamento de editorial com diversos ilustradores para atender a demanda – que cresceu muito.
Agora sou editor de arte, coordeno todo o trabalho da equipe, mas ainda ajudo em uma coisa ou outra de ilustração. Hoje em dia, uso muito pouco de arquitetura no meu trabalho, mas na época era o que a MSP estava precisando. Com os anos fui largando minha formação e me focando em ilustração, livros e tudo mais. Mas era o que tinha que acontecer mesmo. Gosto muito de trabalhar aqui e das funções que exerço.


Como foi, para você, participar do MSP Ouro da Casa?
Foi um barato! Como editor de arte, acompanhei de perto os MSP+50 e o Ouro da Casa em todo o processo. Foi muito legal, gostaria de fazer todo ano! O que é muito bacana do Ouro da Casa é que o público começa a conhecer o traçado pessoal dos artistas daqui, mas nós mesmos não conhecíamos o trabalho de alguns colegas. Nesse sentido, foi sensacional ter um projeto como este.


Como você concilia o trabalho na MSP e seus projetos pessoais?
Na verdade, tenho um trabalho de ilustração mais autoral desde a época da faculdade quando desenhava para jornais de sindicatos e centros acadêmicos. Aqui em São Paulo, paralelamente ao meu trabalho na MSP, conheci muita gente no meio editorial e
comecei a fazer freelances esporádicos para varias revistas e jornais como: Superinteressante, Veja, Folha de São Paulo, Placar, Vip, Quatro Rodas , Mundo Estranho, Men’s Health e vários outros. Tenho o hábito de trabalhar à noite e montei um home office onde tenho tudo que preciso!


E seu personagem favorito, qual é?
Eu gosto do Chico Bento! Gosto do jeito dele... meio bobo, meio ingênuo. Ele é muito simpático!



Créditos ao postar em seu site/blog.

0 comentários:

 

Mangá Mônica

#Compartilhe o melhor

Mangá Mônica - Compartilhando o melhor - Todos os Direitos Reservados
counter free